Numero na Juco - 13634
Nome de guerra - Mazetto
Pelotão - POCAE e GAPS
Me chamo Fernando Mazetto Santos, atualmente tenho 22 anos, sou estudante de Enfermagem, servidor efetivo do Município de Osasco e Secretário Geral do Conselho Municipal de Infância e Juventude - CMJ.
Minha história na JUCO começou há 6 anos em abril de 2017, na época com 16 anos, momento em que fiz minha inscrição, apenas com o intuito de estagiar. Fui aprovado na primeira vez em que prestei a prova, logo em seguida ingressei ao curso profissionalizante da entidade (Turma 110 de aspirantes da JUCO), que tem uma duração de 4 meses, aproximadamente de 1/2 meses antes da finalização do curso, iniciamos os treinamentos para o desfile de 7 de setembro.
Logo no primeiro sábado de treinamento fomos apresentados aos pelotões para que então pudéssemos escolher um para desfilarmos, de inicio minha primeira escolha foi o Grupo de Apoio a Primeiros Socorros - GAPS (4ª CIA). Dê início não consegui entrar nos GAPS pois todas as vagas já haviam sido preenchidas, sendo assim fui encaminhado para o Pelotão de Organização Cultural e Apoio a Eventos - POCAE (7ª CIA), de momento aceitei, pois, minha intenção inicial era apenas continuar indo aos treinamentos de ordem unida até setembro, pois os mesmos eram obrigatórios. Após a realização do desfile, foi realizado a formatura da Turma 110, com posterior encaminhamento dos formandos para as vagas de estágio.
Fui então, em novembro de 2017, encaminhado para a Secretaria de Habitação - Departamento de Controle e Uso do Solo - DUS (atual Secretaria Executiva de Licenciamento e Cadastro Imobiliário e Controle do Uso do Solo - SELCIUS) onde permaneci por 1 ano e 2 meses.
Durante os treinamentos de marcha para o desfile, me senti tão "em casa" e acolhido na entidade, em especial no POCAE, que logo no primeiro treinamento após o desfile, momento em que a presença já não era mais obrigatória e sim voluntária, eu já estava de volta pronto para ingressar nos cursos de graduação.
Em janeiro de 2018, como estagiário especial, fui chamado para uma reunião com o Comando Geral da JUCO para discutir a próxima linha de frente do pelotão. Sendo assim, um mês após ainda como Estagiário Especial, assumi o posto de 1º integrante da 7ª CIA - POCAE, na época era o integrante de linha de frente mais jovem da JUCO. Durante esses anos em que estive no pelotão, fui avançando nos cursos de graduação e passando por diferentes cargos desde Instrutor de Curso de Braçal da Turma 113 de aspirantes da JUCO, Subcomandante e Comandante do POCAE, permanecendo por mais de 2 e meio na linha de frente do pelotão, sendo eu o último comandante ativo do pelotão.
Durante meu período de estágio, participei de diversos eventos pela entidade, desde abertura de shows até desfiles de 9 de julho (celebração da revolução constitucionalista de 1932) entre outros. Foi também neste período em que conheci então o Sr. Sebastião Bognar (na época Secretário de Cultura de Osasco) e foi então que o mesmo me apresentou ao Programa Nossa História que visava homenagear figuras importantes e que contribuíram para a construção da história e desenvolvimento de Osasco, por meio de hasteamentos das bandeiras nacional, estadual, municipal e outras. Ao longo do tempo estive presente em mais de 100 edições do programa nossa história, tendo até mesmo me tornado comandante dos hasteamentos na prefeitura, representando a JUCO junto a outros integrantes da entidade e até mesmo outras organizações como Anjos da Guarda e GCM. Sendo também selecionado para receber as honras e homenagens durante uma das edições do Programa.
Em março de 2020, já então como Instrutor, realizei minha passagem de comando do POCAE no último treinamento pré-pandêmia de Covid-19, período em que os treinamentos foram suspensos devido aos riscos de contaminação e contágio do vírus e seguindo as recomendações da OMS.
Em 2022, após 2 anos, a JUCO retomou seus treinamentos aos sábados, tendo eu retornado durante alguns dias esporádicos. Mas foi somente em 2023 que retornei com frequência aos treinamentos, então realizando meu sonho de fazer parte do Grupo de Apoio a Primeiros Socorros - GAPS, do qual faço parte até hoje, tendo também ministrado curso de braçal do pelotão com foco em primeiros socorros, para as turmas 120, 121 e 123.
A JUCO foi um divisor de águas na minha vida e me abriu muitas portas. Me ensinou muito sobre o meio profissional, sobre civismo e liderança, lugar onde conheci pessoas maravilhosas e pude ter a chance de fazer amigos que levarei para a vida toda. Se hoje estou em alguma posição de destaque e objetive algum sucesso em minhas realizações pessoais de profissionais, sem dúvidas devo muito à JUCO.
Yorumlar