Número da Juco - 109
Nome de Guerra - Rodnei
Pelotão - Não existia nessa época
Economista, empreendedor, consultor financeiro, facilitador em cursos técnicos para jovens, consultor social voluntário do Programa GESC/FIA-USP, voluntário em projetos sociais ligados ao esporte, atleta amador (corridas de ruas) desde 2016 e Maratonista.
Entrei na turma de 1978. Quando fiz 11 anos. Era a idade mínima para ingressar. Frequentava a JUCO no período da tarde. Éramos os LEGIONÁRIOS (esse era o nome) e, também, conhecidos como GUARDA-MIRIM (Guardinhas). Usei o "BIBICO". E posteriormente o "QUEPE". Trabalhei, prestando serviços, na própria JUCO.
Ao lado dos saudosos Dona Lígia (secretária e responsável pela parte administrativa) e Comandante (não tenho certeza desse posto, pode ser Sargento também) PM Geraldo Vieira. Tenho um diploma do curso de "Office-Boy", ministrado pela ACM-Osasco e pela Legião Mirim Mal. H. A. Castello Branco (JUCO), datado de 08/07/1978.
Existem as assinaturas dos Presidentes da JUCO e da ACM-Osasco. Mas não constam os nomes dessas pessoas (infelizmente). Na JUCO havia um barranco (a parte baixa), e lá embaixo, no terrão, fazíamos educação física. Jogava-se bola. E quando chovia, era jogar bola na lama. Uma lama vermelha. Difícil de sair da roupa e do corpo.
O Comandante Vieira e a D. Lígia se divertiam com isso. Davam muitas risadas da nossa cara. E se, no dia seguinte, alguém aparecesse com lama, barro na pele, o bicho pegava! Tinha que tomar banho na JUCO: GELADO!!! Hehehe...
Eu não lembro (uma incerteza minha) quem era o Presidente da JUCO no Biênio Jul/1977 a Jun/1979. Mas me lembro de uma troca de mandato, no Biênio Jul/1979 a Jun.1981.
Quem assumiu foi o Sr. Horácio Gonçalves (talvez tenha sido uma reeleição – muito provavelmente). Lembro-me de uma "comemoração" (final do ano 1978 ou início de 1979) pelo grande número de inscrições de garotos (só eram aceitos meninos). Todos estavam felizes por esse motivo. Desse período em diante a coisa engrenou.
Passamos a ter vários inscritos. Não se pagava passagem de ônibus. Entravamos pela porta da frente (na época era invertido o sistema de acesso aos ônibus: embarque pela porta traseira e desembarque pela dianteira). Lembro-me da Viação São Jorge (foi comprada – eles não queriam vender – com muito custo e dificuldade pela Viação Osasco). Ônibus velhos, vermelho e preto. Operava a linha 02 - Vl. Jaguaribe / Vl. Yara.
Era o que servia para chegar até a JUCO. Não me lembro quando pedi baixa. Pode ter sido em final de 1979. No máximo em 1980 (mais provável). Mas sei que ajudei a divulgar e difundir a cultura da JUCO. Nos bairros da Vila Sabará/Jd. Ypê (onde morava antes de 1978), do Jd. Umuarama (onde eu estudava até o final de 1978) e na Vl. Jaguaribe (para onde vim morar no meio do ano de 1978 até hoje).
Quando mudei para o Jaguaribe, ninguém sabia o que era JUCO. Ficavam espantados comigo nas ruas. Ganhei o apelido de "GUARDINHA". E, até hoje, me chamam assim! Me reconhecem dessa maneira! Influenciei vários garotos, daqui do bairro, a entrar na JUCO. Virei referência. Mesmo após a minha saída. A cultura da Instituição se alastrou! Pegou! E se transformou nessa grande referência para a nossa Cidade! Fiz parte!!!
Comments