Iniciei na JUCO no final do ano 2000 e concluí o curso de aspirante em janeiro de 2001. Tinha 14 anos quando decidi ingressar na JUCO, lembro-me de ter faltado à escola para fazer a prova, o que meus pais desaprovavam. Minha mãe, funcionária pública, trabalhou por muito tempo na Educação, onde conheceu o Prof. Daniel, na época presidente da JUCO.
Essa foi a melhor decisão que tomei, pois foi lá, com o Prof. Daniel e Josias, chefe de disciplina, que aprendi conceitos de civismo, cidadania e respeito à hierarquia, fundamentais para a formação do meu caráter pessoal e profissional.
Após minha promoção para Cabo, comecei a buscar crescimento e destaque na entidade, além das empresas onde atuei como estagiário. Sempre busquei dar o meu melhor, e nessa época meus pais já haviam aceitado minha decisão, apoiando-me durante todo o desafiador caminho que eu estava prestes a seguir.
Minha mãe tornou-se conhecida em determinado momento, pois, entendendo de costura, não aprovava o fardamento que eu comprava. Ela começou a confeccionar novos uniformes para mim e meus amigos, ganhando reconhecimento da JUCO, sendo homenageada como 'Amiga da JUCO'.
Na 5ª CIA - BANDA, experimentei altos e baixos, mas foi onde cresci. Éramos muito unidos, e sempre mantive boa relação com os outros integrantes. Embora não mantenha contato com todos, as amizades persistem desde então. Desde recruta até assumir o comando como Primeiro Tenente, até minha saída como Capitão, ingressando como Major, dei baixa antes dos 18 anos para integrar uma empresa, a INTEC. Comecei no arquivo, automatizando processos para facilitar meu trabalho, e líderes da empresa me deram a chance de migrar para o Departamento de TI. Mesmo após minha saída, por quase 1 ano, continuei participando dos treinos aos sábados, das 13h às 17h.
Posteriormente, passei por várias empresas e cargos diferentes. Meu tempo na JUCO me ajudou a enfrentar novos desafios e a sempre buscar meus objetivos.
Hoje, aos 38 anos, casado (com uma ex-JUCO) e pai de uma filha de 13 anos, atuo como Arquiteto de Softwares em uma empresa de pedágios, sendo responsável por parte do sistema em nível Brasil.
À JUCO, deixo minha profunda gratidão por ter sido a base dos meus valores. Cada desafio superado lá se transformou em uma lição valiosa, capacitando-me a enfrentar os obstáculos da vida com coragem e determinação. Foi lá que descobri o verdadeiro significado da liderança, do trabalho em equipe e da persistência.
Comentarios